ISSN 1982-1026

 

Boletim de História e Filosofia da Biologia

Volume 1, número 1

Setembro de 2007

 

Publicado pela Associação Brasileira de

Filosofia e História da Biologia (ABFHiB)

http://www.abfhib.org

 

Sumário:

1.    Mensagem da Presidente da ABFHiB

2.    Editorial

3.    Ano Internacional da Biologia (2009)

4.    Encontros de Filosofia e História da Biologia

5.    Uso da história da biologia no ensino

6.    Divulgação da ABFHiB e atividades com outras entidades

7.    Encontro da Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul (Montevideo)

8.    Livros recentes sobre história e filosofia da biologia

1.         Mensagem da presidente da abfhib

Durante o V Encontro de Filosofia e História da Biologia, realizado em agosto de 2007, realizamos uma reunião da Diretoria e uma Assembléia da Associação Brasileira de Filosofia e História da Biologia (ABFHiB). Durante essas duas ocasiões surgiram várias sugestões interessantes, que foram depois discutidas e submetidas a votação por parte da Diretoria e do Conselho da Associação e aprovadas. Estamos iniciando agora a implementação de algumas dessas propostas, que irão dar maior dinamismo à ABFHiB. Assim como as várias sugestões recebidas um mês atrás foram de grande utilidade, esperamos receber de nossos associados outras propostas, que poderão ser adotadas no futuro.

Este Boletim é uma das novidades que estão sendo introduzidas na nossa Associação. Terá periodicidade trimestral e servirá como veículo de informação sobre assuntos sobre história e filosofia da biologia. Esperamos contar com a colaboração de todos, para que forneçam aos Editores do Boletim de História e Filosofia da Biologia todo tipo de informação relevante, para divulgação.

Este primeiro número divulga algumas das outras iniciativas da ABFHiB, que se tornarão possíveis graças à formação de diversas comissões especiais, descritas mais adiante. Vamos também procurar divulgar a Associação e manter maior contato com os nossos associados.

Esperamos que essas novidades sejam do agrado de todos os nossos associados.

Cordialmente,

Lilian Al-Chueyr Pereira Martins

Presidente da ABFHiB

2.         Editorial

O objetivo do “Boletim de História e Filosofia da Biologia” é divulgar informações de interesse dos pesquisadores e estudantes interessados em história e filosofia da Biologia. Com periodicidade trimestral, este Boletim trará informações atualizadas sobre congressos e outros eventos relevantes (no Brasil e no exterior), novas publicações da área (livros e revistas), informações sobre teses e dissertações, informes sobre as atividades da Associação Brasileira de Filosofia e História da Biologia (ABFHiB), bem como artigos curtos, descritos abaixo.

Poderão ser publicados no “Boletim de História e Filosofia da Biologia” artigos assinados (curtos) que discutam temas gerais de interesse da área como, por exemplo, a metodologia da pesquisa em história e filosofia da biologia, ou o uso da história e filosofia da biologia no ensino; bibliografias comentadas sobre tópicos específicos de história e filosofia da biologia; e textos de divulgação. Podem também ser publicadas resenhas, assinadas, de livros recentes sobre história e/ou filosofia da biologia. Os artigos devem ser submetidos aos Editores deste Boletim (ver endereços no Expediente, ao final deste número).

3.         ENCONTROS DE FILOSOFIA E HISTÓRIA DA BIOLOGIA

Realizou-se de 09 a 11 de agosto de 2007 o V Encontro de Filosofia e História da Biologia, como estava programado. As informações sobre esse Encontro e algumas fotos das sessões (bem como de todos os Encontros anteriores) estão disponíveis no “site” da ABFHiB. No momento estão sendo selecionados os trabalhos que serão publicados no livro Filosofia e História da Biologia 2.

Caixa de texto:  Já está sendo planejado o VI Encontro de Filosofia e História da Biologia. Ele será realizado de 21 a 23 de agosto de 2008. Já está confirmada a participação de dois visitantes estrangeiros: os professores Garland Allen e Douglas Allchin. As inscrições para apresentação de trabalhos devem ser feitas até o dia 31 de março de 2008. Mais informações estão disponíveis no “site” da ABFHiB.

A figura escolhida para ilustrar o material de divulgação do VI Encontro é uma gravura do século XIX que mostra a reconstrução do esqueleto de um Paleotério, animal fóssil da América do Sul, estudado por Darwin.

Além dos Encontros anuais, iniciados em 2003 na Universidade Presbiteriana Mackenzie, a ABFHiB passará a organizar eventos temáticos, de menor porte mas que proporcionem a possibilidade de uma discussão aprofundada de um tema específico. Os dois primeiros que estão sendo planejados são a respeito da importância da obra de Darwin (ver abaixo) e sobre o uso de história da biologia no ensino de ciências (ver mais adiante, neste Boletim).

4.         Ano Internacional da Biologia (2009)

A ABFHiB encaminhou a diversas organizações nacionais e internacionais a proposta de designar o ano de 2009 como “Ano internacional da Biologia” (World Year of Biology), em homenagem ao segundo centenário do nascimento de Charles Darwin (1809-1882) e aos 150 anos de publicação do livro Origin of species (1859).

A proposta foi bem acolhida por várias instituições. Em particular, tanto a International Union of Biological Sciences (IUBS) quanto a International Union of History and Philosophy of Science (IUHPS) aprovaram o ano de 2009 como World Year of Biology.

Houve, no entanto, um imprevisto. Quando a Presidente da ABFHiB consultou a UNESCO sobre o assunto, recebeu a informação de que aquela entidade já havia aceito a proposta, encaminhada em 2005 pela International Astronomical Union (IAU), de designar o ano de 2009 como “International Year of Astronomy”, em homenagem às primeiras observações telescópicas de Galileo Galilei, realizadas em 1609. Por esse motivo, a UNESCO não podia apoiar a nova proposta.

Apesar disso, o apoio recebido por parte de organizações internacionais como as mencionadas acima é suficiente para dar continuidade à proposta e programar para o ano de 2009 diversas atividades, no Brasil e no exterior, associadas a essas comemorações. Este Boletim divulgará informações sobre os eventos que sejam programados. Esta é uma excelente oportunidade para motivar pesquisas e divulgar estudos sobre história e filosofia da Biologia.

Foi formada uma comissão da ABFHiB para tratar dos contatos internacionais relativos ao Ano Internacional da Biologia, formada por: Nelio Bizzo, Roberto Martins, Lilian Al-Chueyr Pereira Martins. Foi também formada uma comissão para organizar atividades locais (Rio de Janeiro) formada por: Karla Chediak, Ricardo Waizbort, André Luis de Lima Carvalho. As atividades nacionais serão coordenadas pela Diretoria da ABFHiB, podendo no entanto ser formadas comissões para objetivos específicos.

O primeiro evento nacional relativo ao Ano Internacional da Biologia será um encontro temático a ser realizado em 2008, separado do Encontro anual, para apresentação de trabalhos exclusivamente sobre o livro “A origem das espécies” de Darwin, seus precedentes, reações, efeitos, etc. Uma seleção dos trabalhos apresentados nesse evento será publicada sob forma de livro, para ser lançado no início de 2009, para as comemorações do Ano Internacional da Biologia.

5.         Uso da história da biologia no ensino

A Associação Brasileira de Filosofia e História da Biologia constituiu uma comissão especial sobre uso de história da biologia no ensino, para desempenhar inicialmente a tarefa de organização de um livro, a ser publicado pela ABFHiB, sobre uso de história da biologia no ensino, de um tipo bem específico (ver abaixo). A comissão lançará uma chamada solicitando a submissão de artigos para um primeiro livro da ABFHiB sobre o assunto; haverá um prazo para enviar os trabalhos completos, e uma seleção prévia. A primeira versão dos trabalhos aceitos será circulada entre os participantes. Será então realizado um encontro temático sobre o assunto, onde os trabalhos serão apresentados e discutidos de forma aprofundada. Após o evento, as versões finais serão submetidas a novo processo de seleção, para publicação.

Para que o livro seja de real utilidade prática, e não apenas uma exibição de erudição, pensamos que ele poderia ter a seguinte estrutura: (a) uma introdução geral; (b) capítulos abordando tópicos que aparecem nos livros didáticos de 2o grau, apresentando primeiramente um texto curto (5-10 páginas) com informações históricas corretas e claras sobre um tópico específico [material que poderia ser utilizado em sala de aula], seguidas de esclarecimentos para os professores, chamando a atenção para erros comuns que aparecem nos livros didáticos sobre o mesmo assunto; e (c) bibliografia de livros, teses e artigos sobre o assunto. Seria conveniente elaborar um “padrão” (um capítulo que sirva de exemplo). Membros da comissão: Nelio Bizzo, Maria Elice Prestes, Roberto Martins, Ana Maria Caldeira e Charbel Niño El-Hani.

6.         Divulgação da ABFHiB e atividades com outras entidades

Foi criada uma Comissão de Divulgação e Intercâmbio da ABFHiB. Ela entrará em contato com outras Associações nacionais, divulgando a ABFHiB, seu “site” e suas atividades; a ABFHiB colocará, também, “links” para essas Associações em seu “site”. Membros da comissão: João José Caluzi, Ana Maria de Andrade Caldeira, Elaine Sandra Nabuco de Araújo e Fernanda Aparecida Meglhioratti.

Esta Comissão auxiliará também na organização de atividades conjuntas, tais como:

a) Organizar uma mesa-redonda ou mini-curso na Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) que será realizada em Campinas, em julho de 2008.

b) Organizar um simpósio em colaboração com a Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC), durante o Seminário Nacional da SBHC que será organizado no segundo semestre de 2008, no Rio de Janeiro.

c) Organizar um simpósio ou mesa-redonda no VI Encontro da Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul (AFHIC), que será realizado em maio de 2008, no Uruguai (ver abaixo).

d) Procurar organizar atividades nos eventos sobre ensino de ciências e em outros eventos onde possa haver receptividade para história e filosofia da biologia. Uma das propostas foi participar do evento da Sociedade Brasileira de Paleontologia.

7.         Encontro da Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul (2008, Montevideo)

Será realizado de 27 a 30 de maio de 2008, em Montevideo (Uruguai) o VI Encontro de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul, organizado pela AFHIC (Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul). O prazo para submissão de trabalhos é até 15 de outubro de 2007. É necessário enviar um resumo curto (100 palavras) e outro resumo estendido (1.000 palavras mais bibliografia), para avaliação. Os resumos deverão ser enviados para o e-mail afhic2008@afhic.org.

Mais informações estão disponíveis no “site” da AFHIC (http://www.afhic.org ou, mais diretamente, http://www.afhic2008.com).

8.         Livros recentes sobre história e filosofia da biologia

Publicamos neste Boletim uma listagem de livros internacionais recentes (desde 2005) sobre história e filosofia da biologia. Essa lista não pretende ser completa, é claro, mas inclui um bom número de obras publicadas nestes últimos anos.

O próximo número do Boletim divulgará outros livros, incluindo obras publicadas no Brasil. Por favor, enviem-nos informações sobre livros brasileiros (ou portugueses) relevantes, incluindo os de sua própria autoria (ou de que tenha participado) que sejam (pelo menos parcialmente) dedicados a história e/ou filosofia da biologia. Não se esqueça de enviar a referência bibliográfica completa, como nos exemplos abaixo. Se possível, envie uma imagem da capa do livro (pode ser em baixa resolução). Ficaremos muito gratos pelo envio de novas informações (ver e-mails dos editores no Expediente, ao final deste Boletim, ou boletim@abfhib.org).

Quem tiver interesse e possibilidade de elaborar uma bibliografia comentada sobre algum tópico específico de história e filosofia da biologia, pode também entrar em contato com os editores deste Boletim.

 

 

    Aguilar, Jacques. d’

Histoire de l’entomologie

Paris: Delachaux et Niestlé, 2006

 

    Aitken, R.

Botanical riches. Stories of botanical exploration

Aldershot: Lund Humphries, 2007

 

    Allorge, Lucile ; Ikor, Olivier.

La fabuleuse odyssée des plantes. Les botanistes voyageurs, les jardins des plantes, les herbiers

Paris: Lattès, 2003

 

    Asua, M. de ; French, R.

A New World of animals. Early modern Europeans on the creatures of Iberian America

Aldershot: Ashgate, 2005

 

    van den Abeele, Baudouin (ed.).

Bestiaires Médiévaux: Nouvelles perspectives sur les manuscrits et les traditions textuelles. Communications Présentées au XV Colloque de la Société Internationale Renardienne Louvain-la-Neuve: Université Catholique de Louvain, 2005

 

    Bechtel, William R.

Discovering cell mechanisms. The creation of modern cell biology

Cambridge: Cambridge University Press, 2006

 

    Boniolo, Giiovanni; De Anna, Gabriele (eds.)

Evolutionary ethics and contemporary biology

Cambridge: Cambridge University Press, 2006

 

    Boulogne, Jacques (ed.)

Les Grecs de l’Antiquité et les animaux. Le cas remarquable de Plutarque

Villeneuve d'Ascq: Université Charles-de-Gaulle Lille 3, 2005

 

    Breidbach, Olaf

Visions of nature. The art and science of Ernst Haeckel

Munich; London: Prestel, 2006.

 

    Burian, Richard M.

The epistemology of development, evolution, and genetics: selected essays

Cambridge: Cambridge University Press, 2005.

 

    Conan, Michael; Kress, W. John (eds.)

Botanical Progress, Horticultural Innovations, and Cultural Change. (Colloquium Dumbarton Oaks May 6-8, 2004)

Washington: Dumbarton Oaks Research Library & Collection, 2007

 

    Condillac, Abée de (Etienne Bonnot)

Traité des animaux. Presenté et annoté par Michel Malherbe

Paris: Vrin, 2004

 

    Corsi, Pietro & al.

Lamarck, philosophe de la nature

Paris: Presses universitaires de France, 2006

 

    Crook, P.

Darwin’s Coat-Tails. Essays on Social Darwinism

New York: Peter Lang, 2007

 

    Dagognet, François

L’animal selon Condillac. Une introduction au Traité des animaux de Condillac

Paris: Vrin, 2004

 

    Darden, Lindley

Reasoning in Biological Discoveries. Essays on Mechanisms, Interfield Relations, and Anomaly Resolution

Cambridge: Cambridge University Press, 2006

 

    Darwin, Charles; Wallace, Alfred R.

La teoría de la evolución de las especies.

Edición de Fernando Pardos y Joan Lluís Riera

Barcelona: Crítica, 2006

 

    Darwin, Charles

La estructura y distribución de los arrecifes de coral

Traducción: Armando García González

Madrid: Los Libros de La Catarata; Consejo Superior de Investigaciones Científicas, 2006

 

    Darwin, Charles

The Correspondence of Charles Darwin, vol. 15: 1867.

Edited by F. Burkhadt

Cambridge: Cambridge University Press, 2006

 

    Delgado Echeverría, Isabel

El descubrimiento de los cromosomas sexuales. Un hito en la historia de la biología

Madrid: Consejo Superior de Investigaciones, 2007

 

    Derry, Margaret E.; Elofson, Warren M.

Horses in Society. A Story of Animal Breeding and Marketing Culture, 1800-1920

Toronto: University of Toronto Press, 2006

 

    Diéguez Lucena, Antonio; Atencia Páez, José María (eds.)

Genes y máquinas. Aspectos éticos y sociales de las biotecnologías y las tecnologías de la información

Málaga: Spicum, 2006

 

    Dittrich, Lothar; von Engelhardt, Dietrich; Rieke-Müller, Annelore (eds.)

Die Kulturgeschichte des Zoos

Berlin: Verlag für Wissenschaft und Bildung, 2001

 

    Fruton, Joseph S.

Fermentation: Vital or Chemical Process?

Leiden: Brill, 2006.

 

    Gayet, Mireille

Alexandre de Humboldt: le dernier savant universel

Paris: Vuibert; ADAPT, 2006.

 

    Goethe, Johann Wolfgang von

Teoría de la naturaleza.

Estudio preliminar, traducción y notas de Diego Sánchez Meca

Madrid: Tecnos, 2007

 

    Gomis Blanco, Alberto; Josa Llorca, Jaume

Bibliografía crítica ilustrada de las obras de Darwin en España (1857-2005)

Madrid: Consejo Superior de Investigaciones Cientificas, 2007

 

    Grafen, Alan; Ridley, Mark (eds.)

Richard Dawkins. How a Scientist Changed the Way We Think. Reflections by Scientists, Writers, and Philosophers

Oxford: Oxford University Press, 2006.

 

    Greif, Karen F.; Merz, Jon F.

Current Controversies in the Biological Sciences. Case Studies of Policy Challenges from New Technologies

Cambridge, MA: MIT Press, 2007

 

    Heindl, Gerhard

Start in die Moderne. Die kaiserliche Menagerie unter Alois Kraus

Wien: Braumüller, 2006.

 

    Hoeveler, J. David

The Evolutionists. American Thinkers Confront Charles Darwin, 1860-1920

Lanham: Rowman & Littlefield, 2007.

 

    Holmes, Frederic Lawrence; Summers, William C.

Reconceiving the Gene. Seymour Benzer’s Adventures in Phage Genetics

New Haven: Yale University Press, 2006.

 

    Hoquet, Thierry; Barsanti, Giulio

Les fondements de la botanique. Linné et la classification des plantes

Paris: Vuibert, 2005.

 

    Karssen, Gerrit

Life and work of Dr. Johannes Govertus de Man (1850-1930): a crustacea and nematoda specialist

Leiden: Brill, 2006.

 

    Khittel, Stefan R. F.

Von der Paläobiologie zum biologischen Trägheitsgesetz. Herausbildung und Festigung eines neuen paläontologischen Denkstils bei Othenio Abel, 1907-1934

Frankfurt am Main: Lang, 2005.

 

    King, R. A. H. (ed.)

Common to Body and Soul. Philosophical Approaches to Explaining Living Behaviour in Greco-Roman Antiquity

Berlin: Walter De Gruyter, 2006.

 

    Kirschner, Marc; Gerhart, John

The Plausibility of Life. Resolving Darwin’s Dilemma

New Haven: Yale University Press, 2005.

 

    Kohler, Robert E.

All Creatures. Naturalists, Collectors, and Biodiversity, 1850-1950

Princeton, NJ: Princeton University Press, 2006.

 

    Labarrière, Jean-Louis

La condition animale. Études sur Aristote et les stoïciens

Louvain-la-Neuve: Peeters, 2005.

 

    Laissus, Yves

Les naturalistes français en Amérique du Sud XVIe-XIXe siècles

Paris: Comité des travaux historiques et scientifiques (CTHS), 2005.

 

    Laubichler, Manfred Dietrich; Maienschein, Jane

From Embryology to Evo-Devo. A History of Developmental Evolution

Cambridge, MA: MIT Press, 2007.

 

    Longo, Oddone

Scienza, mito, natura. La nascita della biologia in Grecia

Milano: Tascabili Bompiani, 2006.

 

    M'charek, Amade

The Human Genome Diversity Project. An Ethnography of Scientific Practice

Cambridge: Cambridge University Press, ©2005.

 

    Mayr, Ernst

Por qué es única la biología. Consideraciones sobre la autonomía de una disciplina científica

Traducción de José María Lebrón.

Buenos Aires: Katz Editores, 2006.

 

    Mazliak, P.

La biologie au Siècle des Lumières

Paris: Vuibert; ADAPT, 2006.

 

    Meyerstein, F. Walter; Brisson, Luc; Møller, A P. (eds.)

Life Time. The Quest for a Definition of Life

Hildesheim: Georg Olms, 2006.

 

    Minelli, Alessandro; Ortalli, Gherardo; Sanga, Glauco (eds.)

Animal Names

Venezia: Istituto veneto di scienze lettere ed arti, 2005.

 

    Monti, Maria Teresa

Spallanzani e le rigenerazioni animali. L’inchiesta, la comunicazione, la rete

Firenze: L. S. Olschki, 2005.

 

    Morange, Michel

Les secrets du vivant. Contre la pensée unique en biologie

Paris: Editions La Découverte, 2005.

    Müller-Wille, Staffan; Rheinberger, Hans-Jörg (eds.)

Heredity Produced. At the Crossroads of Biology, Politics, and Culture, 1500-1870

Cambridge, MA: MIT Press, 2007.

 

    Okasha, Samir

Evolution and the Levels of Selection

Oxford: Clarendon Press, 2006.

 

    Ongaro, Giuseppe; Bonati, Maurizio Rippa; Thiene, Gaetano (eds.)

Harvey e Padova. Atti del convegno celebrativo del 4º centenario della laurea di William Harvey (Padova, 21-22 novembre 2002).

Treviso: Antilia, 2006.

 

    Palmeri, Frank (ed.)

Humans and Other Animals in Eighteenth-Century British Culture. Representation, Hybridity, Ethics

Aldershot: Ashgate, 2006.

 

    Pievani, Telmo

Introduzione alla filosofia della biologia

Roma: GLF Editori Laterza, 2005.

 

    Preuss, Dirk; Hossfeld, Uwe; Breidbach, Olaf (eds.)

Anthropologie nach Haeckel

Stuttgart: Steiner, 2006.

 

    Quammen, David

The Kiwi’s Egg. Charles Darwin and Natural Selection

London: Weidenfeld & Nicolson, 2007.

 

    Quammen, David

The reluctant Mr. Darwin: an intimate portrait of Charles Darwin and the making of his theory of evolution

New York: Atlas Books; Norton, 2006.

 

    Reid, Robert G B

Biological emergences: evolution by natural experiment

Cambridge, MA: MIT Press, 2007.

 

    Reill, Peter Hanns

Vitalizing Nature in the Enlightenment

Berkeley: University of California Press, 2005.

 

    Rousseau, Jean-Jacques

Cartas sobre botánica.

Estudio preliminar y traducción: Fernando Calderón Quindos. Revisión: M. J. Carro Jiménez

Oviedo: Krk Ediciones, 2007

 

    Ruse, Michael

¿Puede un darwinista ser cristiano? La relación entre ciencia y religión

Traducción de Eulalia Pérez Sedeño y Eduardo de Bustos

Madrid: Siglo XXI, 2007

 

    Ruse, Michael

Darwinism and its Discontents

Cambridge: Cambridge University Press, 2006

 

    Ryder, Michael L.

Sheep and Man

London: Gerald Duckworth & Co, 2007

 

    Schmitt, Stéphane (ed.)

Les forces vitales et leur distribution dans la nature. Un essai de «systematique physiologique».

Textes de Carl Friedrich Kielmeyer (1765-1844), Heinrich Friedrich Link (1767-1851) et Lorenz Oken (1779-1851) rassemblés, introduits et annotés

Turnhout: Brepols, 2006.

 

    Slotten, Ross A.

The Heretic in Darwin’s Court. The Life of Alfred Russel Wallace

New York: Columbia University Press, 2004

 

    Smith, Justin E. H. (ed.)

The problem of animal generation in modern philosophy

Cambridge: Cambridge University Press, 2006.

 

    Smith, Jonathan

Charles Darwin and Victorian visual culture

Cambridge: Cambridge University Press, 2006

 

    Steinbock, Bonnie (ed.)

The Oxford handbook of bioethics

Oxford: Oxford University Press, 2007.

 

    Stols, Eddy; Thomas, Werner; Verberckmoes, Johan (eds.)

Naturalia, mirabilia & monstrosa en los imperios ibéricos (siglos XV-XIX)

Leuven: Leuven University Press, 2007

 

    Strasser, Bruno J.

La fabrique d’une nouvelle science. La biologie moléculaire à l’âge atomique (1945-1964)

Geneva: Leo S. Olschki, 2006

 

    Witham, Larry A.

Where Darwin Meets the Bible. Creationists and Evolutionists in America

Oxford: Oxford University Press, 2002

 

    Zucker, Arnaud

Aristote et les classifications zoologiques

Louvain-la-Neuve: Peeters, 2005

 

    Zucker, Arnaud

Les classes zoologiques en Grèce ancienne d’Homere (VIIIe av. J.-C.) à Elien (IIIe ap. J.-C.)

Aix-en-Provence: Publications de l'Université de Provence, 2005

 

 

Boletim de História e Filosofia da Biologia

ISSN 1982-1026

Expediente. O “Boletim de História e Filosofia da Biologia” é uma publicação trimestral da Associação Brasileira de Filosofia e História da Biologia (ABFHiB). Editores: Roberto de Andrade Martins, rmartins@ifi.unicamp.br (Universidade Estadual de Campinas); Aldo Mellender de Araújo, aldomel@portoweb.com.br (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e Waldir Stefano, stefano@mackenzie.com.br (Universidade Presbiteriana Mackenzie).

Endereço eletrônico: boletim@abfhib.org. URL: http://www.abfhib.org/Boletim/.

 

Associação Brasileira de Filosofia e História da Biologia (ABFHiB)

Presidente: Lilian Al-Chueyr Pereira Martins (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)

Vice-Presidente: Gustavo Caponi (Universidade Federal de Santa Catarina)

Secretário: Waldir Stefano (Universidade Presbiteriana Mackenzie)

Tesoureira: Maria Elice Brzezinski Prestes (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)

Conselho:

Aldo Mellender de Araújo (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Anna Carolina Regner (Universidade do Vale dos Sinos)

Charbel Niño El-Hani (Universidade Federal da Bahia)

Nelio Bizzo (Universidade de São Paulo)

     http://www.abfhib.org