Associação Brasileira de Filosofia e História da Biologia

2009 - Ano de Darwin

 

Veja neste link as novidades sobre o Ano de Darwin, 2009, no Brasil.    

______________________________________________________________

       Durante a Assembléia Geral de fundação da ABFHiB, no dia 17 de agosto de 2006, foi aprovada uma moção de apoio à proposta de envidar todos os esforços possíveis para transformar o ano de 2009 no “Ano da Biologia”, a exemplo de 2005 que foi considerado pela UNESCO como o “Ano Mundial da Física” (em comemoração aos trabalhos de Albert Einstein publicados em 1905). Abaixo está o texto da moção aprovada pela Assembléia:

       “Seguindo a Declaração de Penang da IOSTE (Assembléia Geral da International Organization for Science and Technology Education, agosto de 2006), a Assembléia Geral da Associação Brasileira de Filosofia e História da Biologia (ABFHiB) aprovou a proposta de convidar todos os seus associados, historiadores, educadores, e demais organizações, para somar esforços para fazer de 2009 o “ANO DA BIOLOGIA”, como forma de reconhecer a extraordinária contribuição de Charles Darwin para a ciência moderna, comemorando os 200 anos de seu nascimento e os 150 anos da publicação de “A Origem das Espécies”. Acompanhando a proposta da IOSTE, a ABHFB convida as organizações a se esforçarem no limite de suas possibilidades, de maneira que a biologia evolutiva possa ser entendida de forma adequada como parte do conhecimento científico da atualidade.”

       Assim como ocorreu no caso do Ano Mundial da Física (ver http://www.physics2005.org/ e http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/amf/), o ano de 2009 será uma excelente oportunidade para promover exposições, cursos, congressos, palestras, publicações e outras atividades relacionadas com a biologia, sua história e filosofia.

       A Associação Brasileira de Filosofia e História da Biologia se empenhará , colaborando com outras entidades, para desenvolver um grande número de atividades durante o ano de 2009. A Diretoria da ABFHiB convida a todos para sugerirem iniciativas para o Ano da Biologia, que já está se aproximando.

       Logo após a fundação da ABFHiB, esta Associação entrou em contato com diversas entidades do Brasil e do exterior, propondo a idéia do “Ano Internacional da Biologia” para 2009. As duas respostas positivas mais importantes vieram da International Union of Biological Sciences (IUBS) e da International Union of History and Philosophy of Science (IUHPS):

 

International Union of History and Philosophy of Science (IUHPS)

       The Council of the Division of History of Science and Technology (DHST) of the International Union of History and Philosophy of Science, during its meeting in Athens, December 17, 2006, endorsed the proposal of the Brazilian Association for Philosophy and History of Biology to join in celebrating 2009 as the “World Year of Biology”

http://www.dhstweb.org/Athens_2006.pdf

 

International Union of Biological Sciences (IUBS)

       The IUBS 29th General Assembly which took place in May, 2007
(Washington DC, USA) approved the following Resolution:
That the IUBS establish a programme to celebrate 2009 as a
"Darwin Year".

http://www.iubs.org/newiubs/organisation/resolutions.ph  

 

       O passo seguinte foi entrar em contato com a UNESCO, propondo que o ano de 2009 fosse declarado o “Ano Internacional da Biologia” (World Year of Biology). Infelizmente, recebemos a resposta de que isso não era possível, pois esse ano já havia sido declarado pela UNESCO como World Year of Astronomy. Ou seja: os astrônomos, mais rápidos e organizados, haviam tomado a dianteira e isso impediu a aprovação oficial da nossa proposta.

       De qualquer forma, mesmo sem o apoio oficial da UNESCO, várias entidades se organizaram para comemorar o “Ano de Darwin, 2009”.

       Esta é uma lista de alguns dos “sites” internacionais com informações sobre os eventos programados para 2009:

 

http://www.darwin200.org/
http://www.darwinday.org/
http://www.thebeagleproject.com/Darwin2009.html
http://darwin-online.org.uk/2009.html
http://www.darwin2009.cam.ac.uk/
http://en.wikipedia.org/wiki/Darwin_Day

 

       Divulgaremos neste site as iniciativas organizadas no Brasil, através da página Darwin 2009.

Para falar conosco: