Associação Brasileira de Filosofia e História da Biologia

 

“Filosofia e História da Biologia”

 

Edição impressa: ISSN 1983-053X

Edição eletrônica: ISSN 2178-6224

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Filosofia e História da Biologia


"Aspectos da personalização do universo em Teilhard de Chardin: da individualização e multiplicidade da vida à ipseidade do ser humano"
Mariana Paolozzi Sérvulo da Cunha
Filosofia e História da Biologia, v. 13, n. 1, p. 89-107, 2018.

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Resumo: Considerando que no pensamento antigo a individualidade não possuía grande valor (em Aristóteles o indivíduo é subsumido pela espécie, como também em Platão), em Teilhard de Chardin (1881-1955), e seguindo a trilha da Patrística e da Escolástica, ela é colocada em relevo, mas, dora-vante, a partir de uma tentativa de compreendê-la com o amparo da ciência (e não apenas com o subsídio da filosofia e da teologia). Assim, a pessoa humana é concebida como fenômeno da evolução, resultado e culminância de um processo de milhões de anos. O objetivo deste artigo é apresentar alguns aspectos da personalização do Universo em Teilhard de Chardin: em seu pensamento ela está inextricavelmente ligada à sua concepção de evolu-ção. Nesse sentido, buscar-se-á indicar em que medida a evolução possui uma natureza psíquica e como a vida seria uma ascensão à consciência atra-vés da singularidade do eu. Em suma, Chardin enfatizava o valor da indivi-dualidade, singularidade ou ipseidade do ser humano.
Palavras-chave: matéria; pensamento; evolucionismo; pessoa; singularidade

Aspects of the personalization of the universe in Teilhard de Chardin: from individualization and multiplicity of life to the ipseitas of the human being

Abstract: TWhile the Ancient Philosophy did not place a high value on individuality (for Aristotle, as well as Plato, the species subsumes the individual), Teilhard de Chardin (1881-1955) follows the patristic and scholastic tradition of acknowledging its importance. Nonetheless, unlike some authors in that tradition, who approach the individuality from the strict perspective of the Philosophy and the Theology, he attempts to grasp it also through the lens of the Science. By his conception of evolutionism, he views the human person as an evolutionary phenomenon, the result of a long-lasting process. Chardin emphasizes the value of the individuality and the singularity (ipseity) of the human being. Thus, this article focuses on the extent to which evolution possesses a psychic nature: how life would be an ascension to consciousness through the singularity of the self.
Keywords: mater; thought; evolutionism; person; singularity

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