ISSN 1982-1026

Boletim de História e Filosofia da Biologia

Publicado pela Associação Brasileira de Filosofia e História da Biologia (ABFHiB)

Notícias da área

Estela Santilli

No ano passado, em 18 de julho, a área da filosofia da ciência sofreu a perda da estimada colega Estela Santilli, professora da Universidade de Buenos Aires. Ela deixou contribuições para a filosofia da mente, problemas da mente-corpo e filosofia da biologia. Simpatizante do chamado naturalismo, foi membro de várias associações científicas como a AFHIC (Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul), AFRA (Associação Filosófica Argentina), onde ocupou cargos na Diretoria e Conselho.
Participou também das atividades da ABFHiB. Sua colega e amiga Alicia Gianella relata que até seus últimos dias, ela continuou trabalhando nesses assuntos e enfrentou com muita coragem a enfermidade que a acometeu. Sentiremos muito a sua falta.

Publicação do Dossiê Filosofia & Biologia – Revista Helius

 A Revista Helius acaba de anunciar a publicação de três fascículos de Dossiê dedicado a temas de Filosofia & Biologia (Rev. Helius, Sobral, v. 3, n. 2, fasc. 1, 2, 3, jul.-dez. 2020).
Os editores Maxwell Morais de Lima Filho (UFAL) e Argus Romero Abreu de Morais (PNPD-UFSJ), buscaram oferecer as mais variadas discussões da atualidade sobre natureza e cultura. Os fascículos contam com artigos de profissionais dedicados à pesquisa da área de Filosofia e de Biologia, dentre os quais, diversos afiliados e colaboradores da ABFHiB.
De acesso livre, o material pode ser consultado nos links abaixo:

Comemorações dos 150 anos de A descendência do Homem (1871), de Charles Darwin

Em artigo recentemente publicado, Maurício Vieira Martins relembra que alguns estudiosos nomeiam A descendência do homem como a segunda revolução darwiniana. Nesse trabalho, Darwin aborda explicitamente a origem animal de nossa espécie, bem como diverge das teorias racistas de sua época, sustentando a unitariedade das chamadas raças. O artigo foi publicado pela ANPOF (Associação Nacional de Pós0Graduação em Filosofia), em parceria com o Estado da Arte, em cujo site pode ser consultado abertamente.

Por que ler A Origem das Espécies, de Charles Darwin?

A importância sempre renovada da leitura e diálogo sobre A origem das espécies, de Charles Darwin, é retomada em disciplina oferecida neste semestre a alunos de Graduação  do Instituto de Biociências e de Pós-Graduação do Programa PG Interunidades de Ensino de Ciências da USP.

Em decorrência do ensino remoto na pandemia da Covid-19, o curso pode contar com especialistas convidados de diferentes universidades brasileiras e estrangeiras. Eles ocuparão metade da aula, conforme dias e horários do cronograma abaixo.

Caso tenha interesse em assistir as palestras, preencha e envie este formulário.