ISSN 1982-1026

Boletim de História e Filosofia da Biologia

Publicado pela Associação Brasileira de Filosofia e História da Biologia (ABFHiB)

Notícias da área

Manifestação da Diretoria e Conselho da ABFHiB sobre a Capes

A Capes, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior, instituição do governo federal organizadora e avaliadora do sistema de Pós-Graduação brasileiro tem garantido, ao longo de seus 69 anos de existência, a formação qualificada de mestres e doutores em nosso país. Juntamente com o CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, a Capes é responsável pela pesquisa nas universidades e institutos de pesquisa brasileiros. Ao longo dessas décadas, a política de fomento à pesquisa concretizada por essas instâncias promoveu avanços consideráveis e projetou a ciência brasileira no cenário internacional.
A ABFHiB endossa as preocupações da comunidade científica ocasionadas pelas frequentes mudanças na gestão da Capes, devido às consequências negativas que têm sido verificadas em vários aspectos estruturantes da pesquisa brasileira. Nesse sentido, a ABFHiB apoia e divulga manifestações como, entre muitas outras, as da , Sociedade Brasileira de Genética, CRUESP, Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas, e SBPC, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

Estela Santilli

No ano passado, em 18 de julho, a área da filosofia da ciência sofreu a perda da estimada colega Estela Santilli, professora da Universidade de Buenos Aires. Ela deixou contribuições para a filosofia da mente, problemas da mente-corpo e filosofia da biologia. Simpatizante do chamado naturalismo, foi membro de várias associações científicas como a AFHIC (Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul), AFRA (Associação Filosófica Argentina), onde ocupou cargos na Diretoria e Conselho.
Participou também das atividades da ABFHiB. Sua colega e amiga Alicia Gianella relata que até seus últimos dias, ela continuou trabalhando nesses assuntos e enfrentou com muita coragem a enfermidade que a acometeu. Sentiremos muito a sua falta.

Publicação do Dossiê Filosofia & Biologia – Revista Helius

 A Revista Helius acaba de anunciar a publicação de três fascículos de Dossiê dedicado a temas de Filosofia & Biologia (Rev. Helius, Sobral, v. 3, n. 2, fasc. 1, 2, 3, jul.-dez. 2020).
Os editores Maxwell Morais de Lima Filho (UFAL) e Argus Romero Abreu de Morais (PNPD-UFSJ), buscaram oferecer as mais variadas discussões da atualidade sobre natureza e cultura. Os fascículos contam com artigos de profissionais dedicados à pesquisa da área de Filosofia e de Biologia, dentre os quais, diversos afiliados e colaboradores da ABFHiB.
De acesso livre, o material pode ser consultado nos links abaixo:

Comemorações dos 150 anos de A descendência do Homem (1871), de Charles Darwin

Em artigo recentemente publicado, Maurício Vieira Martins relembra que alguns estudiosos nomeiam A descendência do homem como a segunda revolução darwiniana. Nesse trabalho, Darwin aborda explicitamente a origem animal de nossa espécie, bem como diverge das teorias racistas de sua época, sustentando a unitariedade das chamadas raças. O artigo foi publicado pela ANPOF (Associação Nacional de Pós0Graduação em Filosofia), em parceria com o Estado da Arte, em cujo site pode ser consultado abertamente.

Por que ler A Origem das Espécies, de Charles Darwin?

A importância sempre renovada da leitura e diálogo sobre A origem das espécies, de Charles Darwin, é retomada em disciplina oferecida neste semestre a alunos de Graduação  do Instituto de Biociências e de Pós-Graduação do Programa PG Interunidades de Ensino de Ciências da USP.

Em decorrência do ensino remoto na pandemia da Covid-19, o curso pode contar com especialistas convidados de diferentes universidades brasileiras e estrangeiras. Eles ocuparão metade da aula, conforme dias e horários do cronograma abaixo.

Caso tenha interesse em assistir as palestras, preencha e envie este formulário.