ISSN 1982-1026

Boletim de História e Filosofia da Biologia

Publicado pela Associação Brasileira de Filosofia e História da Biologia (ABFHiB)

Livros publicados

 

Naturalistas Viajantes no Brasil, 1783-1888

 

Carlos Frederico Duarte da Rocha

Andrea Jakobsson Estúdio, 2022. 472 p.

“Esta obra narra a jornada de cientistas naturalistas pelo nosso país durante os séculos XVIII e XIX, e reúne as experiências vividas por eles em seus circuitos pelo território ainda em grande parte desconhecido, bem como suas impressões sobre a fauna, a flora, as paisagens, as cidades e o povo brasileiro. Durante numerosas expedições científicas, esses naturalistas provenientes de diferentes países como Inglaterra, França, Áustria, Alemanha, Dinamarca, Suíça, Itália, Estados Unidos, entre outros, passaram por longas e perigosas viagens oceânicas. Enfrentaram doenças, acidentes e até riscos de morte, em busca de explorar ao máximo as potencialidades do território, atendendo aos seus interesses científicos e àqueles dos governantes de seus países. Durante seis anos, Carlos Frederico Duarte da Rocha, doutor em Ecologia e professor titular da Uerj, pesquisou livros, artigos, memórias, relatos, documentos e mapas, entre muitas outras fontes, e coletou dados em instituições no Brasil e no exterior para mostrar não apenas o papel desempenhado pelos cientistas naturalistas durante suas expedições no Brasil, mas também os resultados de seus empreendimentos e seus efeitos posteriores”. (Da Editora)

 

Radical by Nature: The Revolutionary Life of Alfred Russel Wallace

 

 

James T. Costa

Princeton University Press, 2023. 552 p.

“Alfred Russel Wallace (1823-1913) foi talvez o naturalista mais famoso da era Vitoriana. Suas expedições à remota Amazônia e ao sudeste da Ásia viraram lendas. Colecionador de milhares de espécies novas para a ciência, ele participou da descoberta da seleção natural e fundou a disciplina da biogeografia evolutiva. Radical by Nature conta a história da vida e conquistas épicas de Wallace, desde sua ascensão estelar de origens humildes até sua complicada amizade com Charles Darwin e outras importantes luzes científicas da Grã-Bretanha, até sua devoção a causas e movimentos sociais que ameaçavam aliená-lo da sociedade científica. James Costa baseia-se em cartas, cadernos e diários para fornecer um relato multifacetado de uma vida revolucionária na ciência, bem como da vida familiar de Wallace. Ele mostra como o autodidata Wallace perseguiu obstinadamente ideias ousadas e até mesmo radicais que causaram uma mudança sísmica nas ciências naturais, e como ele também cortejou a controvérsia com atividades não científicas, como o espiritualismo e o socialismo. Costa descreve a corajosa defesa social de Wallace dos direitos das mulheres, reforma trabalhista e outras questões importantes. Ele também lança luz sobre o complexo relacionamento de Wallace com Darwin, descrevendo como Wallace aplaudiu graciosamente seu amigo e rival, tornando-se um de seus mais ardentes defensores. Tecendo uma narrativa reveladora a partir de estudos mais recentes, Radical by Nature pinta um retrato fascinante de um pensador multifacetado movido por uma paixão singular pela ciência, um compromisso com a justiça social e um sentimento de admiração ao longo da vida”. (Da Editora)

 

 

 

 

The Dynamics of Science: Computational Frontiers in History and Philosophy of Science

 

Grant Ramsey & Andreas De Block (Eds.)

University of Pittsburgh Press, 2022. 308 p.

“Milhões de artigos científicos são publicados a cada ano, tornando difícil acompanhar os avanços até mesmo nas menores subdisciplinas. As abordagens tradicionais para o estudo da ciência, como a história e a filosofia da ciência, envolvem a leitura atenta de um conjunto relativamente pequeno de artigos de periódicos. E, no entanto, muitas questões se beneficiam ao lançar uma rede mais ampla: a maioria das mudanças científicas é gradual ou revolucionária? Quais são as principais fontes de novidade científica? Nas últimas décadas, um esforço massivo para digitalizar a literatura acadêmica e equipar os computadores com algoritmos que possam ler e analisar remotamente um banco de dados digital nos levou um passo mais perto de responder a essas perguntas. The Dynamics of Science reúne uma gama diversificada de colaboradores para examinar as fronteiras computacionais amplamente inexploradas da história e da filosofia da ciência. Juntos, eles revelam como ferramentas e dados de análise textual automatizada, ou “leitura” de máquina, combinado com métodos e modelos da teoria dos jogos e da teoria da evolução cultural, pode começar a responder questões fundamentais sobre a natureza e a história da ciência”. (Da Editora)