ISSN 1982-1026
Boletim de História e Filosofia da Biologia
Livros publicados
The Network of Life: A New View of Evolution
David P. Mindell
Princeton University Press, 2024. 272 p.
“Em The Network of Life, David Mindell explica por que a narrativa convencional da evolução precisa expandir. Desde Darwin, a evolução tem sido amplamente considerada como uma árvore genealógica na qual as espécies estão relacionadas através de uma série de eventos ramificados. Mas, hoje, um conhecimento crescente das formas como as espécies compartilham materiais genéticos num processo conhecido como evolução horizontal revelou que a evolução é na verdade uma rede de genealogia partilhada na qual as espécies estão mais interligadas do que se pensava anteriormente. Neste livro, Mindell apresenta esta nova narrativa da evolução da vida e suas profundas implicações para toda a vida na Terra.
The Network of Life descreve os motores da evolução horizontal – cruzamento e recombinação genética, fusão de espécies, transferência horizontal de genes e coevolução. A visão em rede da evolução que emerge apoia uma nova teoria simbiótica da saúde, que sustenta que o futuro da saúde dos humanos, de outras espécies e dos nossos ambientes partilhados depende da evolução e da adaptação em toda a rede da vida.
Tempos difíceis estão por vir para muitas das espécies da Terra à medida que os climas e os habitats se transformam. Ao mesmo tempo, novas e alteradas formas de vida surgem e espalham-se em associação com as atividades humanas. Também estamos aprendendo a remodelar e criar vida imitando os mecanismos da evolução horizontal, e estamos coevoluindo com a tecnologia à medida que aprimoramos nossos corpos, cérebros e expectativa de vida. A Rede da Vida mostra por que e como aumentar o nosso conhecimento da evolução horizontal pode fornecer lições críticas à medida que navegamos em nossos desafios iminentes“. (Da Editora)
Para mais informações acesse aqui
Darwin Mythology: Debunking Myths, Correcting Falsehoods
Kostas Kampourakis
Cambridge University Press, 2024. 306 p.
Elusive Phenomena, Unwieldy Things: Historical Perspectives on Experimental Control
Jutta Schickore & William R. Newman (Eds.)
Springer Press, 2024. 307 p.
“Este livro de acesso aberto fornece um tratamento histórico do controle científico na experimentação na longue durée. A introdução distingue quatro vertentes relacionadas na história do controle experimental: o desenvolvimento de práticas para estabilizar as condições experimentais; a carreira do design comparativo; o desdobramento de discussões metodológicas sobre práticas e desenhos de controle; e a história do termo “controle”. Cada capítulo traz essas distinções baseados em episódios históricos específicos. O foco está em experimentos com fenômenos complexos e indescritíveis, como percepção e aprendizagem, movimentos irregulares e elementos inobserváveis. Tais experimentos trazem à tona questões de controle porque são difíceis de projetar e estabilizar e muitas vezes controversas. Juntos, os capítulos mostram que o contexto local molda exatamente o que é controlado, como o controle pode ser realizado e como os controles são justificados. Mostram também que as estratégias de controle e as ideias metodológicas permanecem frequentemente estáveis durante muito tempo e mudam apenas gradualmente. Este livro, bem como o volume sobre análise e síntese em experimentação dos mesmos editores, contém contribuições de uma série de especialistas de múltiplas disciplinas, tornando-o adequado tanto para historiadores e filósofos da ciência como para estudantes.” (Da Editora).
Para baixar o livro completo gratuitamente clique aqui
New Mechanism: Explanation, Emergence and Reduction
João L. Cordovil, Gil Santos & Davide Vecchi (Eds.)
Springer Press, 2024. 272 p.
“Este livro de acesso aberto aborda o significado epistemológico e ontológico, bem como o escopo do novo mecanismo. Em particular, este livro aborda as questões sobre o que há de “novo” no novo mecanismo, as razões epistemológicas e ontológicas subjacentes à adoção de estratégias de modelagem mecanicistas em vez de outras, bem como a possibilidade de explicação mecanicista para acomodar uma noção não trivial de emergência. Indiscutivelmente, o novo mecanismo tem sido particularmente bem-sucedido em dar sentido à prática científica nas ciências moleculares da vida. Mas e as outras ciências? Este livro amplia o contexto de análise, abordando a questão da suposta compatibilidade entre as formas atuais de conceber novos mecanismos e as práticas científicas reais em física quântica, química, bioquímica, biologia do desenvolvimento e ciências cognitivas” (Da Editora)
Para baixar o livro completo gratuitamente clique aqui