ISSN 1982-1026
Boletim de História e Filosofia da Biologia
Livros publicados
Evolution for the people: shaping popular ideas from Darwin to the present
Peter J. Bowler
Cambridge University Press, 2024. 319 p.

“Da Origem das Espécies de Darwin ao século XXI, Peter Bowler reinterpreta a longa Revolução Darwiniana, reorientando a nossa atenção para o público britânico e americano. Ao aplicar o interesse histórico recente na ciência popular às ideias evolucionistas, ele investiga como escritores e emissoras apresentaram tanto o darwinismo quanto seus descontentamentos. Ao lançar nova luz sobre como os aspectos mais radicais da teoria cresceram gradualmente na imaginação do público, Evolution for the People amplia estudos existentes sobre a popularização do evolucionismo para dar uma imagem mais abrangente de como as atitudes mudaram ao longo do tempo. Ao rastrear as mudanças na percepção pública, Bowler investiga tanto o impacto cultural quanto a exploração cultural dessas ideias na ciência, religião, pensamento social e literatura“. (Da Editora)
Para mais informações acesse aqui


Traça um lugar comum — o nível do mar — desde suas origens no mapeamento da terra até seu surgimento como um símbolo do aquecimento global
“Relatórios de notícias alertam sobre o aumento do nível do mar estimulado pelas mudanças climáticas. As águas aumentam cada vez mais, perturbando ecossistemas delicados e ameaçando comunidades insulares e costeiras. A linha de base para essas medições — o nível do mar — pode parecer normal, um ponto zero de altitude há muito conhecido. Mas, como revela Wilko Graf von Hardenberg, a história da definição e medição do nível do mar está interligada com ambições nacionais, preocupações comerciais e relações mutáveis entre as pessoas e o oceano.
Sea level fornece um relato detalhado e inovador de como o nível médio do mar foi definido pela primeira vez, como se tornou o principal ponto de referência para topografia e cartografia e como surgiu como uma marca poderosa do impacto da humanidade na Terra. Com Hardenberg como nosso guia, atravessamos os espaços lamacentos de Veneza e Amsterdã, as costas do Mar Báltico, os canais do Panamá e de Suez e o sopé do Himalaia. Nascido dos estudos iluministas de física e quantificação, o nível do mar se tornou essencial para obras públicas patrocinadas pelo Estado, expansão colonial, desenvolvimento de tecnologias de satélite durante a Guerra Fria e reconhecimento da crise climática. O nível médio do mar, revela Hardenberg, não é uma ocorrência natural — ele sempre foi contingente, produto de pessoas, lugares, políticas e tecnologias em evolução. À medida que o aquecimento global transforma o globo, Hardenberg nos lembra que uma compreensão holística do oceano e suas mudanças requer uma multiplicidade de pontos de referência” (Da Editora).
Para mais informações acesse aqui
Lamarckism and the Emergence of ‘Scientific’ Social Sciences in Nineteenth-Century Britain and France
Snait B. Gissis
Springer Press, 2024. 637 p.

“O livro apresenta uma estrutura sintetizadora original sobre as relações entre o “biológico” e o “social”. Dentro dessas relações, é descrito, analisado e explicado o surgimento, no final do século XIX, das ciências sociais que aspiravam a se constituir como autônomas, como disciplinas “científicas”. Por meio desta estrutura, o autor aponta para semelhanças conceituais e construtivas que unem figuras fundadoras significativas – Lamarck, Spencer, Hughlings Jackson, Ribot, Durkheim, Freud – que não foram agrupados nem analisados dessa maneira antes. Assim, o livro oferece uma síntese bastante singular das interações do social, do mental e do biológico evolutivo – Lamarckismo Spenceriano e/ou Neo-Lamarckismo – cristalizando-se em novos campos. Ela contribui substancialmente para a compreensão das complexidades dos debates evolucionistas durante o último quarto do século XIX. Ela atrairá a atenção de um amplo espectro de especialistas, acadêmicos e pós-graduados em história europeia do século XIX, história e filosofia da ciência, e história da biologia e das ciências sociais, incluindo psicologia” (Da Editora).
Para mais informações acesse aqui