Encontro de História e Filosofia da Biologia

Encontro de História e Filosofia da Biologia 2022

27 a 29 de julho de 2022

Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência

Faculdade de Ciências

Universidade Estadual Paulista

Bauru, SP

Disponibilizaremos o link para Inscrição em breve

INSCRIÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO

As inscrições deverão ser feitas através do formulário  “Ficha de inscrição – EHFB – 2022” devidamente preenchida acompanhada de um resumo ampliado (aproximadamente 1.000 palavras, além da bibliografia utilizada) para a Comissão Organizadora do Encontro [link para Inscrição em breve]

Você encontra o modelo para o resumo aqui.

Os resumos devem indicar claramente não apenas o assunto, mas também a questão histórica ou filosófica que é discutida no trabalho, bem como a conclusão histórica ou filosófica à qual a pesquisa chegou.

O arquivo enviado com o resumo deve conter nome completo do(s) autor(es), título do trabalho, instituição a que pertence(m) e e-mail do(s) autor(es). No caso de estudantes de pós-graduação, indicar essa condição e informar também o nome e instituição do orientador. Indicar também se o trabalho está sendo submetido para apresentação oral ou como pôster.

O nome do arquivo deve indicar o(s) nome(s) do(s) autores, como por exemplo: jose-silva.docx, ou maria-tavares_lucio-silveira.docx.

MODALIDADES DE APRESENTAÇÃO:

– Apresentação oral

– Poster (Normas para a confeccção)

PRAZOS PARA INSCRIÇÃO

O prazo para envio de trabalhos para o Encontro de História e Filosofia da Biologia 2022 é até o dia 14 de março de 2022.

CRITÉRIOS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Somente devem ser submetidos para apresentação no Encontro de História e Filosofia da Biologia 2022 trabalhos que apresentem resultado de pesquisa original e que não tenham sido apresentados em outros congressos ou já publicados pelo(s) autor(es).

No entanto, consideramos adequada a submissão de trabalhos que apresentem resultados de dissertações de mestrado ou teses de doutorado, já que estas não são publicações, propriamente. Em princípio, o pesquisador apenas deve submeter para apresentação no Encontro um trabalho que poderia ser submetido para publicação em uma revista especializada em história e/ou filosofia da ciência.

Cada pesquisador pode submeter apenas um trabalho como autor único ou primeiro autor, embora possa participar, como coautor, em mais de um trabalho. No entanto, a Comissão Organizadora do Encontro assume que o primeiro autor participará do evento e apresentará o trabalho.

O Encontro tem o objetivo de servir como oportunidade para discussão de pesquisas sobre história e/ou filosofia da biologia e suas interfaces epistêmicas.

Trabalhos que discutem o papel da história e/ou da filosofia da biologia no ensino estão dentro do escopo do Encontro, mas trabalhos sobre ensino de biologia tout court ou sobre história da educação não serão aceitos. Trabalhos gerais sobre história e/ou filosofia da ciência que não tenham como foco central a biologia também não devem ser submetidos (por exemplo, um trabalho discutindo genericamente as ideias de Lakatos).

DIVULGAÇÃO DOS TRABALHOS ACEITOS

Os trabalhos aceitos para apresentação serão comunicados aos respectivos autores até o dia 15 de abril de 2022.

PUBLICAÇÃO

Os trabalhos aceitos para apresentação e inscritos no Encontro serão publicados no Caderno de Resumos.

Os participantes poderão submeter os trabalhos completos para publicação na revista Filosofia e História da Biologia. Veja mais informações sobre a revista e sobre o modo de submeter trabalhos neste link.

INSCRIÇÃO PARA PARTICIPAR DO ENCONTRO

As pessoas interessadas em participar do Encontro de História e Filosofia da Biologia 2022 (seja apresentando trabalhos ou como ouvintes) devem preencher o formulário de inscrição [a ser disponiblilizado em breve]. No caso daqueles que apresentarão trabalho, o pagamento só deverá ser feita após os trabalhos terem sido aceitos.

Divulgaremos as formas de pagamento em 15 de abril de 2022.

INSTITUIÇÕES PROMOTORAS E LUGAR DE REALIZAÇÃO DO EVENTO

Encontro de História e Filosofia da Biologia 2022 é promovido pela Associação Brasileira de Filosofia e História da Biologia (ABFHiB) com apoio do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (PPGEdC), da Faculdade de Ciências (Campus Bauru), Universidade Estadual Paulista.

COMISSÃO ORGANIZADORA

Lilian Al-Chueyr Pereira Martins (FFCLRP-USP)

João José Caluzi (UNESP-Bauru)

Ana Maria Andrade Caldeira (UNESP-Bauru)

COMISSÃO CIENTÍFICA

Ana Paula de Oliveira Pereira Morais Brito (Uninove e GHTB/USP)

Aldo Mellender de Araújo (UFRGS)

Charbel Niño El-Hani (UFBA)

Fernanda da Rocha Brando Fernandez (FFCLRP-USP)

Gerda Maisa Jensen (LaHBE/IB-USP)

Gustavo Andrés Caponi (UFSC)

Maria Elice de Brzezinski Prestes (/IB-USP)

Maurício de Carvalho Ramos (FFLCH-USP)

Nelio M. V. Bizzo (USP e UNIFESP)

Roberto de Andrade Martins (UNIFESP)

Viviane Arruda do Carmo (GHTB/USP)

COMISSÃO ORGANIZADORA DISCENTE

 Fernanda Gonçalves Arcanjo (LHTB/USP)

Tatiane Barbosa Martins (GHTB/USP)

Marcelo Lima Loreto (CHSTM-EUA)

Gabriel Vanzo Rodrigues (LHTB/USP)

Pedro Lima Navarro (LHTB/USP)

Willian Franklin Sampaio (GHTB/USP)

Ariadne Dall’acqua Ayres (LEDiB/USP)

Anaís Freitas Silveira (LEDiB/USP)

Luene Pessoa Vicente (LEDiB/USP)

Matheus Ganiko-Dutra (PPGEdC/UNESP)

Anderson Ricardo Carlos (LaHBE/IB-USP)

Bruno Fancio Lima (LaHBE/IB-USP)

 

E-mail do Encontro: ehfb2022@abfhib.org

Receba o Boletim de História e Filosofia da Biologia