ISSN 1982-1026

Boletim de História e Filosofia da Biologia

Publicado pela Associação Brasileira de Filosofia e História da Biologia (ABFHiB)

Livros publicados

“Este livro visa incentivar a leitura de ‘A Origem das Espécies’ e incluí-lo no ensino de evolução. Com uma visão abrangente do desenvolvimento da teoria de Darwin, o volume fornece aspectos relevantes da vida e trabalho de Darwin em conexão com o contexto mais amplo de seu tempo. A análise histórica e filosófica, espelhado no âmbito sociocultural, permite a leitura diacrônica do texto. Ele está baseado em diversas fontes de historiadores e filósofos da ciência e lança nova luz sobre elas. Sua singularidade é a ampla estrutura que abrange quatro partes: os conceitos pré-darwinianos de mudanças nas espécies; alguns elementos-chave da busca de Darwin pelas causas da evolução, desde sua viagem no Beagle até a publicação de seu trabalho inovador; análise capítulo por capítulo da “Origem”; e desenvolvimentos subsequentes no pensamento evolutivo. Este livro é de interesse para estudantes de graduação e pós-graduação, estudiosos de história, filosofia e sociologia da ciência e educação científica, bem como o público em geral”. (Da Editora)

Darwin’s Argument by Analogy: From Artificial to Natural Selection

 

 

Roger M. White; M. J. S. Hodge & Gregory Radick

Cambridge University Press, 2023. 259 p.

 

 

“Em ‘A Origem das Espécies’ (1859), Charles Darwin apresentou sua teoria da seleção natural. Convencionalmente, o argumento de Darwin a favor desta teoria tem sido entendido como baseado numa analogia com a seleção artificial. Mas não houve consenso sobre como, exatamente, esse argumento analógico deveria funcionar – e também alguma suspeita de que os argumentos analógicos em geral são embaraçosamente fracos. Baseando-se em novos insights sobre a história da argumentação analógica desde os antigos gregos, bem como em estudos aprofundados dos escritos públicos e privados de Darwin, este livro oferece uma perspectiva original sobre o argumento de Darwin, restaurando a visão das tradições intelectuais que Darwin considerava certas ao argumentar como o fez. Desta perspectiva surgem novas apreciações não apenas do argumento de Darwin, mas também das metáforas nele baseadas, a gama de tradições mais amplas que o argumento abordou e seus legados para a ciência após a Origem”. (Da Editora)

Understanding the Christianity–Evolution Relationship

 

Michael Ruse

Cambridge University Press, 2023. 225 p.

“A relação entre ciência e religião é um tema repleto de ideias equivocadas, mal-entendidos e debates. A ciência e a religião estão sempre em conflito? A teoria da evolução de Darwin através da seleção natural é ateísta? Como a história molda os debates atuais em torno da ciência e da religião? Este livro explora essas questões de forma neutra e equilibrada, concentrando-se na relação cristianismo-evolução. Mostra que dois paradigmas – o mundo como organismo e o mundo como máquina – informaram e orientaram criticamente as discussões. O autor utiliza seu profundo conhecimento da história e filosofia da ciência, particularmente da teoria evolucionária darwiniana e de suas controvérsias ao longo dos últimos 150 anos, para trazer ideias novas para o debate e para discussões mais amplas, como questões ambientais e ódio. Understanding the Christianity-Evolution Relationship (Compreendendo a relação Cristianismo-Evolução) fornece uma análise viva e informativa e apresenta vários pontos de vista para que os leitores possam fazer seus próprios julgamentos para melhorar sua compreensão.” (Da Editora).

Drawing Processes of Life: Molecules, Cells, Organisms

 

Gemma Anderson-Tempini & John Dupré (Eds.)

The University of Chicago Press, 2023. 362 p.

“Como o desafio de representar sistemas biológicos pode gerar questões produtivas para artistas e cientistas.

Um artista que desenha a divisão celular enfrenta um problema: qual a melhor forma de representar visualmente um processo dinâmico? Esta antologia, editada por uma artista e um filósofo da ciência, explora o desenho como forma de investigar os processos vivos numa escala molecular, celular e organicista. Ao fazer isso, o desenho surge como uma ferramenta para transmitir e descobrir conhecimento – um caminho para a investigação, não um resultado final. Incorporando estudos de desenho e contribuições de estudiosos das ciências humanas e das ciências da vida, Drawing Processes of Life aborda epigenética, epistemologia e metamorfose em insetos, proteínas e outros sistemas biológicos que estão em constante mudança.

Um prefácio de Scott F. Gilbert, um renomado biólogo evolucionista e historiador da ciência, afirma a promessa de colaboração interdisciplinar entre artistas e cientistas” (Da Editora).